domingo, 31 de janeiro de 2010

Se os momentos da vida durassem para sempre;
Se cada sorriso no rosto fosse pleno;
Se nosso choro fosse só de alegria;
Se cada abraco fraterno fosse imortalizado e cada conversa fosse gravada minuciosamente;
Se as amizades fossem multiplicadas e os desentendimentos esquecidos no proximo segund;
Se os amores de nossas vidas fossem eternos e se nossos irmaos nunca partissem. Mas a vida é diferente e deve ser vivida plenamente. cada dia é uma historia; cada passo uma conquista e cada pedra no caminho é uma forma de amadurecimento. E, mesmo que o tempo passe, e que as coisas mudem, é olhando para tras que nos damos conta que simplesmente vivemos "...


De repente a vida muda ...e seus planos que minutos atrás eram maravilhosos caem por terra, mas isso é parte da vida , é parte de mim, .... mas são essas incertezas que fazem a vida ficar tão divertida, pois tudo o que temos é o presente,e o máximo que podemos fazer hoje é trabalhar no que temos para que o que está por vir seja melhor, embora não é certo que virá, mas o importante , o mais importante é não deixar ser levado pela vida de modo errante, despercebido com a própria existência.
Eu não desisto nunca, apenas quando não quero eu paro!
Nada muda de repente. Mesmo quando não queremos que mudança alguma ocorra, ela é prevista, anunciada e só pega de surpresa quem finge não a enxergar. Eu já sabia que isso tudo ia acontecer. Não pense que tenho poderes, sou vidente ou algo assim, tenho apenas um coração que não se cansa de bater, acreditar, sentir. Um coração que morre de amores, assim como também vive deles.

Você disse que ia embora e prontamente levantei e abri a porta. Com meu coração machucado, confesso, mas abri e optei por não vê-lo partir. Não sabia se teria vontade de lhe pedir para ficar um pouco mais. Preferi não arriscar. Eu que antes tinha tanto medo de lhe perder me senti aliviada com a sua despedida.

Nenhum de nós dois sabe disfarçar, você sabe bem. Há tempos meu sorriso saía torto quando você dizia que ia chegar numa hora e chegava noutra, ou pedia para que eu o esperasse só mais um pouquinho que muitas vezes transformou-se em ‘ão’. Há tempos eu torcia para que você não aparecesse já que tinha medo que você não me tratasse como antes, como eu mereço, como você nunca deveria ter deixado de me tratar. O que inevitavelmente acontecia e acabava com qualquer ilusão que eu criava e recriava sobre nós em minha mente.

Você mudou, eu também e assim nosso amor foi aos poucos se transformando. Conversas viraram brigas; carinhos, a falta deles; beijos, expressões tristes; piadas, lágrimas. Até que o nosso ‘pra sempre’ tornou-se ‘nunca mais’.

Não penso em como seria se tivéssemos agido diferente e você ainda estivesse aqui comigo. Você estava tão frio que eu provavelmente congelaria, tão distante que estou certa de que me sentiria mais sozinha ao seu lado do que estou agora neste quarto vazio. Não foi uma escolha. Mas penso em você. Penso que neste momento alguma menina pode estar rindo das brincadeiras que antes eram apenas minhas, deliciando-se com os beijos e com o amor que eu me acostumei tanto a ter só para mim.

Penso em você e não penso. Melhor parar com as lembranças enquanto elas ainda podem me fazer sorrir. Tudo muda por alguma razão e, embora eu não saiba o porquê disso que estamos vivendo, não deixo de acreditar que tudo vai ficar bem melhor para nós dois.

"É impossível ser feliz sozinho?


Pense nos melhores momentos da sua vida: você estava sozinho ou acompanhado?
A limentar muita expectativa é o caminho mais curto para a frustração. Mais uma vez a máxima se confirmou: fui assistir a Amor sem Escalas, o badalado filme do mesmo diretor do excelente Juno, e não fiquei impactada como se prenunciava. Achei bom, apenas. Tem alguns diálogos espertos e uma inversão de papéis inusual (no que se refere a relações entre homens e mulheres), mas, apesar do frescor que Jaison Reitman imprime a seus filmes, desta vez ele por pouco não escorregou pro sentimentalismo barato. Dentro do mesmo tema – é possível ser feliz sozinho? – prefiro Estrela Solitária, de Wim Wenders, que tratou sobre o isolamento do ser humano com muito mais poesia e beleza.
Ainda assim, uma frase me marcou. “Pense nos melhores momentos da sua vida: você estava sozinho ou acompanhado?”.
Pode não ser comum, mas há pessoas que não têm nenhuma vocação para constituir família, e nem por isso merecem a cadeira elétrica. Eles simplesmente preferem estar em movimento, não ter amarras, e essa liberdade cobra um preço que, se costuma ser alto para a maioria, para outros pode ser uma dívida fácil de quitar.
Eu bem que gosto de ficar sozinha. Já tive ótimos momentos comigo mesma dentro de um trem, em frente ao mar, lendo um livro. Mas reconheço que os momentos sublimes, aqueles eleitos como inesquecíveis, aconteceram quando eu estava “avec”. Reconhecer isso não faz eu desprezar a solidão, mas me impede de adotá-la como estilo de vida permanente.
Sozinha eu posso ser mais livre, mas não sou desafiada. Compartilhar a vida com alguém exige participação: a gente é impelido a se manifestar, a traduzir em gestos e palavras o que estamos sentindo, e isso engrandece o momento, cria vínculo, avaliza o que está sendo vivido, confere magia ao instante, credibiliza aquilo que está nos deixando emocionado.
Não precisa ser um momento repartido apenas com seu grande amor: pode ser também com os pais, com um irmão, um amigo, até mesmo com desconhecidos. Quando se olha nos olhos dos outros e se compreende o que se está passando, a sintonia se dá, mesmo silenciosa. Lembrei de Scarlett Johansson sozinha num bar de hotel em Tóquio, percebendo o também solitário Bill Murray tomando seu uísque, em Encontros e Desencontros. A secreta comunicação do olhar entre ambos dava sentido ao que não havia sentido algum.
Pode acontecer entre dois, e também pode acontecer entre muitos. Um estádio de futebol lotado, com a massa gritando pelo mesmo time. Um show vibrante, todos cantando a mesma letra. Imagine se o espetáculo fosse exclusivo pra você: que graça teria?
Estando sozinhos, a sensação interna sobre o que está sendo vivido é quase triste, mesmo que não seja.
Juntos, até o que não parece alegre, fica."
Martha Medeiros.
O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente que há no mundo.

Mahatma Gandhi

sábado, 30 de janeiro de 2010

"Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!"

Fernando Pessoa
'Sou dramática, intensa, transitória e tenho uma alegria em mim que quase me deixa exausta. Eu sei sorrir com os olhos e gargalhar com o corpo todo. Eu sei chorar toda encolhida abraçando as pernas. Por isso, não me venha com meios-termos, com mais ou menos ou qualquer coisa. Venha a mim com corpo, alma, vísceras, e falta de ar... '' (C.Lispector)
Martha Medeiros

Eu sempre estive entre aspas. Ficar triste é um sentimento tão legitimo quanto a alegria. Reclamar do tédio é fácil, difícil é levantar da cadeira pra fazer alguma coisa que nunca foi feita. Queria não me sentir tão responsável pelo que acontece em meu redor. Felicidade é a combinação de sorte com escolhas bem feitas. Pessoas com vidas interessantes, interessam-se por gente que é o oposto delas. Emoção nenhuma é banal se for autêntica. Dar certo não está relacionado ao ponto de chegada, mas ao durante. O prazer está na invenção da própria alegria, porque é do erro que surgem novas soluções, os desacertos nos movimentam, nos humanizam, nos aproximam dos outros. Enquanto o sujeito nota 10, nem consegue olhar pro lado, sobe pena de ver seu mundo cair. O mundo já caiu baby, só nos resta dançar sobre os destroços. Nosso maior inimigo é a falta de humor.
O melhor remédio para curar a tristeza do nosso coração é a esperança de que o amanhã será melhor, assim vamos levando a cada dia com passos novos o nosso viver e tendo a certeza que o amanhã será melhor
Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião."

"Difí­cil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá."
As palavras são como moedas: uma pode valer por muitas, e muitas não valer por uma.

Quevedo

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010



O amor romântico é como um traje, que, como não é eterno, dura tanto quanto dura; e, em breve, sob a veste do ideal que formámos, que se esfacela, surge o corpo real da pessoa humana, em que o vestimos. O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão. Só o não é quando a desilusão, aceite desde o príncipio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida.
Fernando Pessoa


É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.


A felicidade não é uma estação na qual chegaremos, mas sim uma forma de viajar.
( Margaret Lee Runbeck )


Se de tudo fica um pouco, por que não ficaria em você um pouco de mim?

(Carlos Drummond)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010



...”Já viram como as mulheres conversam com os olhos? E é com um desses milhões de olhares que elas enfeitiçam os homens. O amor as leva para perto d’Ele, já que Ele é o próprio amor. Por isso dizem "estar nas nuvens", quando apaixonadas. É nessa hora que elas se sentem o próprio amor encarnado e voltam a ser anjos. E levitam. Algumas até voam.... Mas os homens não sabem disso. E nem poderiam. Porque são tomados por um encantamento quando se apaixonam." (Luís Fernando Veríssimo)

PROMESSA DE AMOR ETERNO




De todos os amores por mim vividos até hoje,
o seu foi o mais intenso.

De todas as almas,
a sua foi a mais gêmea.

De toda a vontade de ficar junto,
a vontade que me domina é a sua.

De toda ânsia de cometer loucuras,
a sua foi a que mais me atentou.

De todas as esperanças em amores depositadas,
o seu foi o que teve mais crédito.

De toda a saudade,
a sua foi a mais forte.

De todos os beijos,
o seu foi o mais gostoso.

De todo calor,
o seu foi o mais ardente.

Por isso de todos os amores eternos por mim
prometidos, o seu será o único cumprido a risca.


FEBRE DE PALAVRAS



Era só o que me faltava
Nessa altura da vida...
Eu com febre de palavra.
To com a alma inflamada
E por isso me incendeio
No meu corpo a sua entrada
Marca 39 e meio..
To doente
Tão literalmente dividido ao meio
Entre a realidade e a fantasia.
Entre um rosto bonito...e as minhas
emoções.
Que letras em ebulição
Evaporam-se pela minha mão
Buscando sua atenção,
Não dou a mínima
se você me achar compensado
Seus olhos... Sua leitura
Vejo o reflexo de minhas palavras nos seus acessos
rápidos de visita a minha página(será agradecimento?)
Se for; não precisa.
Derrubo sua armadura
Você me aquece a veia poética
É da sua silenciosa presença que a minha
emoção se alimenta.
É da sua temperatura gelada que meu sangue precisa
para esfriar essa sedução cibernética
Com você eu fico hermético
Febril, eclético
E pouco conciso
É como se fosse um feitiço
Que não deixa essa amizade ser amena
E se eu não sei o que fazer com isso
Você então... muito menos
Não depende de você os meus sentimentos
Mas depende de você esses meus versos
To sentindo frio aqui nesse site
E só você me preenche o vazio
E me entrega a rima pronta
E me embeleza, e me afronta...
Por isso minha imagem se prendeu no ...espelho
Que coloquei num pedestal
Por isso to subindo de joelho
Todos ...degraus
E posso chegar lá no alto
E me alojar no seu coração
Posso te roubar num assalto
E mudar sua direção
Talvez eu caia do salto
Ou morra na contra-mão
Mas antes disso vem aqui me medicar
Traz remédio no sorriso
Vem me curar no seu olhar
Que é do seu colo que eu preciso
Você vai ser a minha herança
De poesia em oração
Porque me sinto uma criança
Desejando a sua mão... acariciando
Meu Coração.


VITOR CRISTIANO

ME COMPLETA... ~





Me acalma... basta sussurrar seu nome,
e o meu íntimo reconhece cada sílaba, e te chama.

Me acende... basta um toque seu,
meu corpo te reconhece e se inflama.

Me agasalha... basta me abraçar,
meu calor é reflexo do seu, te deseja.

Me fala... basta uma palavra,
meus ouvidos precisam te ouvir, te sintonizar.

Me reclama, basta um pedido, e eu mudo,
meu orgulho precisa ser quebrado.

Me muda... basta falar pra onde ir,
meu roteiro é o seu, seu coração é o meu GPS.

Me explica, porque a separação?
Porque dói tanto assim?

A sua ausência é presença em mim.
O seu vazio ocupa todos os meus espaços.
O seu deixar é um abandono completo.
O seu silêncio é faca cega no corpo.
E o seu distanciamento é sofrimento lento,
é relógio parado, horas que não passam...

Letargia...
Vida sem vida...
Sem alegria.



Me devolve você!!!


Me completa!!!

Preenche o espaço vazio em mim,
espaço marcado com o teu nome,
da história que não terminou,
da história que não tem fim.

Me devolve você,
para eu me achar!!!

Paulo Roberto Gaefke


O amor só é amor, se não se dobra a obstáculos e não se curva à vicissitudes...
é uma marca eterna... que sofre tempestades sem nunca se abalar"

Shakeaspeare

Entra na minha casa...



“Entra na minha casa...
Entra na minha vida...
Mexe com minha estrutura...
Sara todas as feridas...
Me ensina a ter santidade...
Quero amar somente a Ti!
Por que o Senhor é o meu Bem maior...
Faz um milagre em mim!”


Se você quiser me contar seus segredos
Sou de todo ouvido.
Se os seus sonhos não derem certo,
Estarei sempre lá para você.
Se precisar se esconder,
Terá sempre minha mão.
Mesmo se o céu desabar,
Estarei sempre contigo.
Sempre que precisar de um lugar,
Haverá meu canto, pode ficar.
Se alguém quebrar seu coração.
Juntos cuidaremos.
Quando sentir um vazio,
Você não estará sozinha.
Se você se perder lá fora,
Te buscarei.
Te levarei prá algum lugar
Se precisar pensar.
E quando tudo parecer estar perdido,
E você precisar de alguém
Eu estarei sempre aqui.

Martha Medeiros


Os homens têm medo de realizar seus maiores sonhos porque acham que não o merecem, ou não vão conseguir!
Mas o medo não é uma coisa concreta. Ele está em seus corações!!
Os corações morrem de medo só de pensar em amores que partiram para sempre... Em momentos que poderiam ter sido bons e não foram...
Quando isso acontece, acabamos sofrendo muito e o coração tem medo de sofrer.
Mas o medo é pior que o próprio sofrimento.
Nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos, porque cada momento de busca é um momento de vida, de energia, de encontro com Deus e com a eternidade.
Então... Ouça seu coração!
Ninguém consegue fugir dele.
Por isso, é melhor escutar o que ele fala para que não venha um golpe que você não espera, porque você jamais vai conseguir mantê-lo calado.
Mesmo que finja não escutar o que ele diz, ele estará dentro do seu peito, repetindo o que pensa sobre a vida e o mundo...
O dia inteiro...
O tempo todo...
Ainda bem!
Por isso, ouça o seu coração!

Paulo Coelho


'Hoje me desfiz dos meus bens
vendi o sofá cujo tecido desenhei
e a mesa de jantar onde fizemos planos
coube tudo num caminhão de mudança
até a dor que não soubemos curar
mas que um dia vamos.'

Martha Medeiros


Desenhei palavras vazias. Corri três rascunhos, parei ofegante. Revisei imaginação, aparei as pontas dos dedos, fiquei tentado encontrar uma maneira de emendar poemas. Tomei estrada, dirigi textos sem rumo, além do horizonte de dentro de mim. Apertei acelerador das mãos, atropelei uma saudade que atravessava a rua. Passei para visitar um rascunho antigo, a casa tava imunda. Notei um poema semeando na mão direita, animei a esquerda, curvei as costas dos braços, puxei o teclado tentando fazer germinar. Rabisquei um grito, confundi o inicio, briguei com a segunda estrofe, apanhei de uma antítese, sai para procurar uma analogia melhor. Irritado, memorizei a origem da inspiração para saber exatamente onde não voltar a consultar. Tentei hidratar algumas idéias secas guardadas na gaveta, procurei por palavras potáveis. Caminhei em círculos por versos, fiquei tonto, mas não parei. Senti fome, fritei alguns pastéis em Mario Quintana. Falei a um amigo sobre aquela questão emendar poemas, ele sorriu e mudou de prosa - notei algumas ameaças metafóricas cintilando no enredo da conversa dele, mas não acho que ele tenha percebido.Voltei para as palavras vazias. Reli o esboço, inverti o inicio, assassinei dois pensamentos covardes, motivei paradoxos, entortei as linhas, escorreguei na terceira estrofe, colidi na conclusão, bruscamente. Quase um acidente fatal. Fui sentindo uma certa falta de organização, desordem de idéias, mudança de ritmo. Uma bagunça.Comecei a gostar.


Autor Desconhecido

A procura de alguém





Não quero alguém que me ame absurdamente, mas o suficiente
Não quero alguém que diga-me “Eu te amo”, mas que me transmita valores
Não quero alguém que me ligue todos os dias, mas alguém que esteja em sintonia comigo
Não quero alguém que me dê presentes, mas alguém que lembre-se de mim
Não quero alguém que sinta ciúmes, mas que se importe comigo
Não quero alguém que faça declarações de amor, mas que saiba se expressar
Não quero alguém que me guie, mas alguém que caminhe junto comigo
Não quero alguém com grandes coisas, mas alguém com significados
Não quero alguém que me escute, mas alguém que saiba me decifrar
Não quero alguém que me elogie, mas alguém que me admire
Não quero alguém que me aconselhe, mas alguém que me encoraje
Não quero um confidente, mas um cúmplice
Não quero nem muito nem pouco, mas o bastante.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

SAUDADE FALA PORTUGUÊS




Quando vejo retratos, quando sinto cheiros...

Eu tenho saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
eu sinto saudades...

Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,
de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...
Sinto saudades da minha infância,
do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro,
do penúltimo e daqueles que ainda vou vir a ter, se Deus quiser...

Sinto saudades do presente, que não aproveitei de todo,
lembrando do passado e apostando no futuro...
Sinto saudades do futuro, que se idealizado,
provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser...
Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei,
de quem disse que viria e nem apareceu;
de quem apareceu correndo, sem me conhecer direito,
de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.

Sinto saudades dos que se foram
e de quem não me despedi direito;
daqueles que não tiveram como me dizer adeus;
de gente que passou na calçada contrária da minha vida
e que só enxerguei de vislumbre;
de coisas que eu tive e de outras que não tive, mas quis muito ter;
de coisas que nem sei que existiram, mas que se soubesse,
decerto gostaria de experimentar;

Sinto saudades de coisas sérias, de coisas hilariantes,
de casos, de experiências...
Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia
e que me amava fielmente,
como só os cães são capazes de fazer,
dos livros que li e que me fizeram viajar,
dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar,
das coisas que vivi e das que deixei passar, sem curtir na totalidade;

Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que,
não sei aonde,
para resgatar alguma coisa que nem sei o que é
e nem onde perdi...
Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades em
japonês, em russo, em italiano, em inglês,
mas que minha saudade,
por eu ter nascido brasileira,
só fala português embora, lá no fundo, possa ser poliglota.

Aliás, dizem que se costuma usar sempre a língua pátria, espontaneamente,
quando estamos desesperados, para contar dinheiro, fazer amor e declarar
sentimentos fortes,
seja lá em que lugar do mundo estejamos.
Eu acredito que um simples "I miss you",
ou seja, lá como possamos traduzir saudade
em outra língua, nunca terá a mesma força
e significado da nossa palavrinha.
Talvez não exprima, corretamente,
a imensa falta que sentimos de coisas ou pessoas queridas.

E é por isso que eu tenho mais saudades...
Porque encontrei uma palavra para usar
todas as vezes que sinto este aperto no peito,
meio nostálgico, meio gostoso,
mas que funciona melhor do que um sinal vital
quando se quer falar de vida e de sentimentos.
Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis, de que amamos muito do
que tivemos e lamentamos as coisas boas
que perdemos ao longo da nossa existência...

Sentir saudade é sinal de que se está vivo!

Maria Eugênia -


"Tem coisas que Deus dá para a gente aprender...
E tem coisas que Deus só dá quando a
gente aprende"...

(Stefano Cavalcante)

NUNCA



Nunca diga "te amo" se não te interessa. Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem. Nunca toque numa vida se não pretende romper um coração. Nunca olhe nos olhos de alguém se não quiser vê-lo se derramar em lágrimas por causa de ti. A coisa mais cruel que alguém pode fazer é permitir que alguém se apaixone por você quando você não pretende fazer o mesmo.
(Mário Quintana)

TALVEZ



Eu guardo em segredo, uma canção, um sorriso, uma palavra de apoio, um sonho, as mãos firmes, a voz ao pé do ouvido, momentos de felicidade, de espera ou solidão, toques no celular...eu guardo, pois é apenas a vida à dizer-me, “deixa o mundo girar”

Descobrir-se




Disseram:


Você não vai conseguir!


Mas você estava tão empenhado em fazer, que não ouviu.


Resultado: fez tão bem feito que hoje é referência.
Disseram:


Você não nasceu para o amor!


Mas você estava tão apaixonado, dedicou-se tanto ao amor que não ouviu.


Resultado: hoje comemora bodas de prata com a mesma pessoa.
Disseram:


Isso não é pra você!


Mas você queria tanto, se esforçou tanto, que nem ouviu.


Resultado: Hoje tem muito mais do que desejava no início.
Disseram:


Você é incapaz.


Mas você estava tão preocupado em fazer o seu melhor que nem ouviu.


Resultado: Hoje dá aulas sobre o que faz.
Disseram:


Desista!


Mas você já estava tão longe que nem ouviu, não perguntou quantos passos faltavam para subir a montanha.


Resultado: Já conquistou montanhas muito maiores que aquela primeira.



O que você quer, o que você sonha e o que tanto deseja,pede dedicação, empenho e sacrifício.


Pede ouvidos fechados para os "desanimadores de plantão".


Gente insatisfeita e infeliz tem aos montes por ai.


Não seja mais um a reclamar da sorte, nem seja o que grita para os outros desistirem.


Não fique na arquibancada da vida torcendo pelo pior, desça e faça parte do grande show da vida, onde o artista é aquele que usa o talento para vencer.
O talento mora em você, e a sua maior conquista é descobrir-se capaz!
Paulo Roberto Gaefke

FELICIDADE



Onde está a felicidade? No amor, ou na indiferença? Na obidiência, ou no poder? No orgulho, ou na humildade? Na investigação, ou na fé? Na celibridade, ou no esquecimento? Na nudez, ou na prosperidade? Na ambição, ou no sacrifício? A meu ver, a felicidade está na doçura do bem, distribuído sem idéia de remuneração. Ou, por outra, sob uma fórmula mais precisa, a nossa felicidade consiste no sentimento da felicidade alheia, generosamente criada por um ato nosso.

-

Rui Barbosa

ESQUECIMENTO



O esquecimento é o suicídio da alma, mas como a alma é imortal, eu não posso esquecer você...

COMO É O AMOR...
Um dia a gente conhece alguém que até então não era ninguém, ele vai se aproximando de uma forma diferente, e uma forma meio carente.
Ele começa por entender tudo que dizemos apóia tudo que fazemos, se interessa por tudo que pensamos e almejamos.
Aos poucos descobre-se que temos muitas coisas em comum.
Cada dia que passa as conversas se tornam mais profundas, quando percebemos já contamos alguns segredos já mostramos nossas fraquezas, dúvidas e medos.
E o tempo passa... e esses momentos juntos, cada vez mais aumentam.
Começamos a ter a necessidade de contar as alegria e o desejo de dividir as fantasias.
Depois queremos dividir as tristezas, falar do passado, contar dos momentos que ficaram marcados.
Em todos os instantes queremos a sua opinião para resolver qualquer questão.
Mais adiante queremos falar das vitórias mostrar nossas glórias,
revelar nossos fracassos exibir nossas histórias... e o tempo ficará curtinho para dar tanto carinho, receber tanto amor e esquecer qualquer dor.
Esse alguém divide tudo conosco, sem restrições, sem questionamentos, por puro prazer e encantamento.
Quando percebemos estamos completamente dependentes dessa convivência, pois ela preencheu toda a nossa carência.
Vemos então que não existe mais ninguém como esse alguém.
Ele sabe dar atenção na hora certa e compreender nas horas incertas.
Ele divide conosco emoções, ilusões, sonhos e sensações.
Ele se faz presente mesmo quando não está junto da gente, através de uma canção, de um poema ou de uma situação.
Aí... descobrimos que já é AMOR!
Surgem então as batalhas a serem vencidas, lutas a serem decididas e todas serão resolvidas.
O coração dispara cada vez que ele fala, cada vez que ele chega, cada vez que ele se cala.
Começamos então a ter desejos, sentimentos fulminantes que afloram a todo instante.
Misturam-se então, alma, tesão... uma louca sensação, irremediável questão.
A cabeça começa então a não poder mais raciocinar, perde o rumo das palavras, fica escravizada.
Quando tudo parece perfeito, começam a acontecer os momentos de dor misturados com amor.
Não se sabe mais o que é direito, não se percebe mais o que deve ser feito.
A alma vez por outra lateja na solidão, mas essa mesma alma que chora de tristeza, sabe também dar o perdão, consegue estender novamente a mão, o perdão vem do amor, esquece portanto a dor.
Novos momentos de euforia, a luz da paixão de novo irradia naqueles corações, ambos contaminados por emoções.
Faz-se novamente calmaria e a essência de tudo passa a ser só a alegria.
Acontece que os desencontros voltam a surgir, os corações voltam a sofrer e o amor ficará abalado, ficará despedaçado.
No fundo da alma no entanto, o amor continua a acontecer, a crescer, a gritar que não quer morrer, mas ele coitado, desgastado que está, não consegue suportar mais a dor, não consegue mais se sobrepor.
Chega um momento que é urgente que se faça algo para que esse amor não seja posto de lado, mesmo separados, ele haverá de sobreviver de alguma forma e de alguma forma vencer.
Agora então só restará uma solução, deixá-lo viver num passado calado, numa história de um livro ou em algum tipo de arquivo.
Amor é assim, começa sem pressa, quer apenas acontecer, florescer.
Amor quando está agonizando não precisa de despedidas, não programa partida, ele simplesmente termina em ruína.
Triste e revoltado o amor ficará amargurado, decepcionado com o seu destino e aos poucos partirá.
Um dia tudo desaba, acaba, numa simples palavra ou numa vírgula mal colocada.
Aí, só resta a saudade, resta aquela vontade de voltar no tempo nem que seja por um momento e tentar mais uma vez ser feliz ou ao menos fazer com que ele saiba que foi o que a gente quis.

Acostumar-se



“Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor.
E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora.
E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas.
E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender cedo a luz.
E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora.
A tomar o café correndo porque está atrasado.
A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem.
A comer sanduíche porque não dá para almoçar.
A sair do trabalho porque já é noite.
A cochilar no ônibus porque está cansado.
A deitar cedo, e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir.
A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta.
A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita.
E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar.
E a pagar mais do que as coisas valem.
E, a saber, que cada vez pagará mais.
E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma à poluição.
Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro.
À luz artificial de ligeiro tremor.
Ao choque que os olhos levam na luz natural.
Às bactérias de água potável.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer.
Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá.
Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo.
Se o cinema está cheio, a gente se senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço.
Se o trabalho está duro a gente se consola pensando no fim de semana.
E se com a pessoa que a gente ama, à noite ou no fim de semana não há muito
o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não ralar na aspereza, para preservar a pele.
Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para poupar o peito.
A gente se acostuma para poupar a vida.
Que aos poucos se gasta e se gasta de tanto se acostumar, e se perde em si mesma.”

Clarice Lispector

Há coisas bonitas na vida.





Bonitas são as coisas vindas do interior, as palavras simples, sinceras e significativas.

Bonito é o sorriso que vem de dentro, o brilho dos olhos...

Bonito é o dia de sol depois da noite chuvosa ou as noites enluaradas de verão em que todos saem de casa.

Bonito é procurar estrelas no céu e dar de presente ao amigo, amiga, namorado...

Bonito é achar a poesia do vento, das flores e das crianças.

Bonito é chorar quando se sentir vontade e deixar que as lágrimas rolem sem vergonha ou medo de crítica.

Bonito é gostar da vida e viver do sonho.

Bonito é ser realista sem ser cruel, é acreditar na beleza de todas as coisas.

Bonito é a gente continuar sendo gente em quaisquer situacões.

Bonito é você ser você.

Letícia Thompson

“Ser Gente...





É poder perdoar a mais dura ofensa...
É esquecer o erro dos outros e lembrar suas virtudes
É nunca ferir ninguém, mesmo sendo ferido...
Nunca magoar ninguém, mesmo sendo magoado...
É poder dar...Sem esperar receber...
É amar intensamente, mesmo sendo odiado.
É ser sincero nas palavras, em atos,
Mesmo que tudo seja falso...
É procurar sempre a justiça...
É ajudar com sinceridade...
É tentar compreender antes de julgar...
É ter o coração aberto
Disposto a amar a todos...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Vida Não É Uma Comédia Romântica



Olhar. Flerte. Interesse. Apresentação. Conversa. Mais conversa. Carona. Beijo de despedida. Troca de telefone. SMS três dias depois. Telefonema. Encontro marcado. Encontro casual. Encontro casualmente forjado. Chopinho. Conversa. Cinema. Pipoca. Beijos. Mais encontros. Pizza. Sorvete. Mais conversa. Beijos. Vários beijos. Afinidade. Coincidências. Risadas. Leveza. Correr na chuva. Companhia pra voltar pra casa. Despedida no portão. SMS de bom dia. Novo encontro. Jantar. Conversa. Beijos. Vinho. Passeio ao luar. Sonhos. Desejos. Segredos. Despedida no portão. Flores no dia seguinte. Cartão informal. Novo encontro de novo. Busca em casa. Dança. Jantar. Conversa. Beijos. Música romântica. Taquicardia. Telefonemas. Falta de ar. Beijos ardentes. Motel. Paixão. Entrega. Compromisso velado. Conversa. Beijos. Shows. Jantares românticos. Interfone. Elevador. Conversa. Beijos. Noite de amor. Sono. Sair antes que o sol chegue. Magia. Frequência. Saudade. Urgência. Necessidade. Final de semana na serra. Aconchego. Beijos. Intimidade. Conversa. Passeios de mãos dadas. Fotos. Amor. Café da manhã na cama. Sonho. Beijos. Encontros frequentes. Conversas. Passeios no shopping. Beijos. Conversa. Flores de novo. Dia dos namorados. Noite especial. Motel. Beijos. Amor. Dormir abraçados. Acordar mais apaixonados. Inverno. Verão. Brigadeiro de colher. Banho de mangueira. Praia. Teatro. Dias felizes. Noites inesquecíveis. Aniversários. Conversa. Natais. Beijos. Ano Novo. Praia. Amor. Paixão. Tesão. Beijos. Conversa. Individualidade. Naturalidade. Liberdade. Respeito. Que seja eterno enquanto dure ...

Quando Você...




Quando você estiver triste, com o coração cheio
de mágoas, me procure. Se eu não puder ajudar,
prometo que tomarei um bom porre com você
e xingarei todos que te deixaram assim!
Quando você estiver feliz e quiser comemorar,
me procure. Se eu não puder ser aquela banda
que você deseja que toque, posso fazer muito
barulho, assobiando, gritando, cantando
e batendo as tampas da panela!
Quando você estiver pra baixo, me procure.
Posso não conseguir levantar seu astral,
mas prometo fazer de tudo para que
você não caia ainda mais!

Quando você estiver com medo de alguma coisa,
me procure. Prometo que vou tirar um sarro da
sua cara, vou me virar do avesso de tanto
rir e você vai criar coragem na hora!
Quando você quiser choramingar pelos cantos,
me procure. Prometo contar muitas histórias
horrorosas, uma pior que a outra e você
vai acabar com essas frescurinhas
no mesmo instante!
Quando você estiver com uma confusão muito
grande na sua cabeça, me procure. Prometo
explicar minuciosamente o quanto você
não entende nada vezes nada!
Quando você começar a se irritar, por achar que
tudo que faço, é só para te irritar, me procure.
Então, nessa hora, farei você entender que
eu estou simplesmente querendo roubar
um sorriso seu, apenas porque:
Adoro você!

desconhecido

AS MELHORES AMIGAS



Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis, porque concordam sempre uma com a outra e não se DESGRUDAM. Há quem diga que as mulheres são falsas e fofoqueiras A VERDADE é que é muito BOM ter AMIGAS Aquela pra quem você CONTA ABSOLUTAMENTE TUDO, e sente que foi entendida. Aquela que te dá BRONCAS e manda você PARAR de gostar daquele menino que SÓ te fez MAL. Aquela que ABRAÇOU em silêncio e sentiu você CHORAR,Aquela que ouve quando você está APAIXONADA e passa HORAS falando do MESMO assunto, Aquela que parece sua mãe, e VIVE pra te dar CONSELHO. Aquela que te deu o CONSELHO CERTO, que você NÃO OUVIU! Aquela que presenciou o MAIOR MICO, SEGURA SEU BRAÇO quando você TROPEÇA, Aquela que IRRITA, mas que você NAO IMAGINA vida SEM ela. Aquela que defende você de tudo e de todos. E tem também AS MELHORES AMIGAS, aquelas, que são SIMPLESMENTE aquelas!

desconhecido

Quando dois corações se encontram.....





Quando dois corações se encontram pulsam no mesmo ritmo... Quando duas almas se encontram e se reconhecem... O tempo é mera ilusão.... E todo o sofrimento é um pequenino espinho no caminho...
A Saudade.... A tristeza.... A falta que você me faz....

Mas as alegrias simples... Como falar com você, mesmo pela internet ou telefone... Basta Falar, um oi, tudo bem?....Transbordam do cálice os pequenos gestos de carinho... Que você tem para comigo movimentando turbilhões de sentimentos elevados... Que sobe as esferas mais elevadas dos céus emocionando ate os anjos do céu.

Porém... Esse momento ou encontro pode durar um segundo, um mês ou mil anos, mas será eterno em meu coração... Você me faz um bem tão intenso, que você nem imagina.... Que se multiplicando por milhões, funde ao amor do Pai Celestial, objetivo dos objetivos.

Esse momento ou esse encontro pode se dar por um olhar, por carta, por telefone, pessoalmente, virtualmente e até telepaticamente... Acho (não) tenho certeza que é o que acontece com nos dois (pelo menos comigo), te amo telepaticamente, Te amo virtualmente, Te amo do fundo de minha alma. Sinto sua falta... Você nem faz idéia....

Mas o que importa, são suas ações... Seus pensamentos.... Suas palavras carinhosas.... Ficarão eternamente guardadas em minha alma... Como as ondas sonoras do rádio a viajar pelo espaço infinito... Semeando....semeando... Amor... Amor.... Paixão... Paixão... Saudades.... Saudades.... Tristezas... Tristezas... Por estar longe de você...

É uma grande felicidade você ter entrado em minha vida... Não interessa como!!! Você hoje faz parte da minha vida material e espiritual... Estou feliz da vida por você existir meu amorzinho do fundo do meu coração e da minha alma...

Nestes dias pensei muito em você... Queria você ao meu lado... Seus beijos... Mas nessa vida será impossível... Mas quem sabe na próxima ou quem sabe.... Nesta... Não sei... Sei de uma coisa senti muita saudade... Queria falar pelo menos um oi...Já bastava, um simples oi...

Adoro-te. Adoro-te. ETERNAMENTE... NÃO ME PERGUTE POR QUÊ???? E NEM COMO???? POIS NÃO SEI??? SÓ SEI QUE TE GOSTO MUUUUIIIIITTTTTOOOOO.

desconhecido

Acredite





Acredite nas pessoas... Naquelas que possuem algo mais... Aquelas que, às vezes, a gente confunde com anjos e outras divindades... Digo daquelas pessoas que existem em nossas vidas e enchem nosso espaço com pequenas alegrias e grandes atitudes... Falo daquelas que te olham nos olhos quando precisam ser verdadeiras, tecendo elogios, que pedem desculpas com a simplicidade de uma criança...

Pessoas firmes... Verdadeiras, transparentes, amigas, ingênuas... Que com um sorriso, um beijos, um abraço, uma palavra de faz feliz... Aquelas que erram... Acertam... Não tem vergonha de dizer não sei... aquelas que sonham... Aquelas amigas... Aquelas que passam pela vida deixando sua marca, saudades, aquelas que fazem à diferença... Aquelas que vivem intensamente um grande amor...

desconhecido

Oração Judaica






Deus, não consintas que eu seja o carrasco que sangra as ovelhas, nem uma ovelha nas mãos dos algozes.
Ajuda-me a dizer sempre a verdade na presença dos fortes e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.
Meu Deus! Se me deres a fortuna, não me tires a felicidade;

se me deres a força, não me tires a sensatez;
se me for dado prosperar, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.
Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas, para não enxergar a traição dos adversários, nem acusá-los com maior severidade do que a mim mesmo.
Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória, quando bem sucedido e nem desesperado quando sentir insucesso.
Lembra-me que a experiência de um fracasso poderá
proporcionar um progresso maior.
Ó Deus! Faze-me sentir que o perdão é o maior índice da força e que a vingança é prova de fraqueza.
Se me tirares a fortuna, deixe-me a esperança.
Se me faltar a beleza da saúde, conforta-me com a graça da fé.
E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes,
cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.
E finalmente Senhor, se eu Te esquecer, te rogo mesmo assim, nunca Te esqueças de mim!

Se se morre de amor



Se se morre de amor
Se se morre de amor! - Não, não se morre,
Quando é fascinação que nos surpreende
De ruidoso sarau entre os festejos;
Quando luzes, calor, orquestra e flores
Assomos de prazer nos raiam n'alma,
Que embelezada e solta em tal ambiente
No que ouve e no que vê prazer alcança!

Simpáticas feições, cintura breve,
Graciosa postura, porte airoso,
Uma fita, uma flor entre os cabelos,
Um quê mal definido, acaso podem
Num engano d'amor arrebentar-nos.
Mas isso amor não é; isso é delírio
Devaneio, ilusão, que se esvaece
Ao som final da orquestra, ao derradeiro

Clarão, que as luzes ao morrer despedem:
Se outro nome lhe dão, se amor o chamam,
D'amor igual ninguém sucumbe à perda.
Amor é vida; é ter constantemente
Alma, sentidos, coração - abertos
Ao grande, ao belo, é ser capaz d'extremos,
D'altas virtudes, té capaz de crimes!
Compreender o infinito, a imensidade
E a natureza e Deus; gostar dos campos,
D'aves, flores,murmúrios solitários;
Buscar tristeza, a soledade, o ermo,
E ter o coração em riso e festa;
E à branda festa, ao riso da nossa alma
fontes de pranto intercalar sem custo;
Conhecer o prazer e a desventura
No mesmo tempo, e ser no mesmo ponto
O ditoso, o misérrimo dos entes;
Isso é amor, e desse amor se morre!

Amar, é não saber, não ter coragem
Pra dizer que o amor que em nós sentimos;
Temer qu'olhos profanos nos devassem
O templo onde a melhor porção da vida
Se concentra; onde avaros recatamos
Essa fonte de amor, esses tesouros
Inesgotáveis d'lusões floridas;
Sentir, sem que se veja, a quem se adora,
Compreender, sem lhe ouvir, seus pensamentos,
Segui-la, sem poder fitar seus olhos,
Amá-la, sem ousar dizer que amamos,
E, temendo roçar os seus vestidos,
Arder por afogá-la em mil abraços:
Isso é amor, e desse amor se morre!

(Gonçalves Dias)

Eu sei, você sabe...



"Saudade não tem braços, mas aperta!"

terça-feira, 19 de janeiro de 2010



A todos trato muito bem
sou cordial, educada, quase sensata,
mas nada me dá mais prazer
do que ser persona non grata
expulsa do paraiso
uma mulher sem juízo, que não se comove
com nada
cruel e refinada
que não merece ir pro céu, uma vilã de novela
mas bela, e até mesmo culta
estranha, com tantos amigos
e amada, bem vestida e respeitada
aqui entre nós
melhor que ser boazinha é não poder ser imitada.
Martha Medeiros

Quando chegares...





Não sei se voltarás
sei que te espero.



Chegues quando chegares,
ainda estarei de pé, mesmo sem dia,
mesmo que seja noite, ainda estarei de pé.

A gente sempre fica acordado
nessa agonia,
à espera de um amor que acabou sendo fé...

Chegues quando chegares,
se houver tempo, colheremos ainda frutos, como ontem,
a sós;
se for tarde demais, nos deitaremos à sombra e
perguntaremos por nós...

Do nosso poeta J. G. de Araújo Jorge


Não sou boa com números. Com frases-feitas. E com morais de história. Gosto do que me tira o fôlego. Venero o improvável. Almejo o quase impossível. Meu coração é livre, mesmo amando tanto. Tenho um ritmo que me complica. Uma vontade que não passa. Uma palavra que nunca dorme. Quer um bom desafio? Experimente gostar de mim. Não sou fácil. Não coleciono inimigos. Quase nunca estou pra ninguém. Mudo de humor conforme a lua. Me irrito fácil. Me desinteresso à toa. Tenho o desassossego dentro da bolsa. E um par de asas que nunca deixo. Às vezes, quando é tarde da noite, eu viajo. E - sem saber - busco respostas que não encontro aqui. Ontem, eu perdi um sonho. E acordei chorando, logo eu que adoro sorrir... Mas não tem nada, não. Bonito mesmo é essa coisa da vida: um dia, quando menos se espera, a gente se supera. E chega mais perto de ser quem - na verdade - a gente é.

Fernanda Mello



Traz esse teu olhar pra perto de mim, desembrulha tua alma introspectiva e vamos cuidar das coisas com calma. Deixa o profundo pra outra hora antes que a gente se consuma até os nervos. Há tempo pra almas angustiadas, mas há dias de tons bem mais leves, de sentimentos sutis. Não determine o sentido das coisas antes delas terem algum. Espere o momento do desespero, não o antecipe. Se ele quiser, virá em dias tão lindos como este. Agora, só há o convite pro sono mais doce e pra conversa mais amena que nos faça rir de novo.Deixa teu coração abraçar o que digo enquanto afago teus cabelos.O nome disso é carinho.Esquece um pouco essa dor que te espreita.Convida ela pra dormir ao relento enquanto meu colo quente vai chamando de volta teu sossego.Chega de tantas palavras que fervem, meu amor. Vamos pronunciar cuidados. Vamos nos envolver em abraços. Vamos viver o que chega assim, limpinho, sem apertar o peito. Traz teu olhar pra bem perto, eu os fecho e te mostro a paisagem que teci com palavras pra adoçar teus ouvidos.

Vamos dormir em paz e acordar antes desses amanhãs.Vamos acordar antes que seja tarde.



"Quanto mais ando, querendo pessoas, parece que entro mais no sozinho do vago..." - (...). Eu tinha culpa de tudo, na minha vida, e não sabia como não ter. Apertou em mim aquela tristeza, da pior de todas, que é a sem razão de motivo; (...) E eu nem sabia mais o montante que queria, nem aonde eu extenso ia.



joão guimarães rosa




_

FIM



Renunciar a algo que amamos muito e que desejamos com toda a força do coração é uma das decisões mais cruéis de se tomar que conheço.

Porque a perda equivale a uma morte dupla: morrer para alguém e matar a pessoa na gente.

É como se sobrasse por dentro apenas um casarão vazio com um jardim morto.

E, de repente, tudo tão subitamente anoitecido sem previsões de dia novo.

É um caminhar lento e arrastado numa espera sombria de que as horas passem e o tempo leve essa febre alta sem medicação possível.

É preciso que haja tanta paciência e firmeza por dentro pra não entrar em desespero, que a sensação que se tem é de estar meio fora do ar, com tanto esforço.

E até chorar fica difícil, teme-se que nunca mais o choro cesse.

Há muitas perdas quando se termina algo que não se queria ter terminado:

muda-se a auto-imagem,

alegrias ficam suspensas,

sonhos desaparecem por um tempo

e nenhuma cor na paisagem.

O cotidiano fica obscurecido por aquela lacuna aberta no meio do que era a parte mais interessante dos dias.

Com o tempo, você analisa que abrir mão de algo muito importante, só se faz quando se tem um motivo maior que esse algo: seja

um propósito,

uma crença,

um valor íntimo,

uma obstinação qualquer
que te oriente para essa escolha que já se sabia tão dolorosa.

É um sacrifico voluntário por algo mais pleno, mais grandioso em Beleza.

E, nestas análises, você descobre outras perdas que são positivas:

perde-se também

a ansiedade,

a insegurança e

a ilusão.

E você aprende a recomeçar agradecendo por vitórias tão pequenininhas...

Como quando é noite e antes de dormir você se enche de gratidão:

“Deus, obrigada, porque é noite e eu tenho o sono... Que venha um sonho novo, então.”

Marla de Queiroz