domingo, 23 de junho de 2013

Brasil, Junho de 2013. O despertar político da classe média.

 
Todos sabem dos protestos que ocorreram e ainda acontecem no país, como pleito popular por maior transparência e honestidade política, melhor gestão dos recursos públicos e melhoria da condição de vida em geral, dentre outras reivindicações.
Destarte, as manifestações tiveram uma ampla adesão da população em geral, mas não por meio dos “intermediários” de costume, mesmo a mídia, eis que, fora um reclame direto da população que não permitiu a já cansativa distorção da verdade por alguns setores políticos e da imprensa, tão pouco o velho e nocivo “joguete” politiqueiro que cansativamente insiste em manipular os fatos a favor “deste ou daquele” interessado.
Algo importante e que não pode deixar de ser observado, porém, foi a grande participação da classe média (sem querer dizer com isto, que o protesto a esta se restringiu), segmento social que sempre fora visto como conservador, reacionário ou até mesmo inativo ou politicamente prosaico.
            Um dos gritos de ordem do protestos cotejava duas parcelas de nosso Glorioso Hino Nacional para dizer “O Brasil deixou de ficar deitado eternamente em berço esplêndido para mostra que um filho teu não foge a luta”. E de fato, até mesmo um setor social que era visto como de pouca expressão ou interesse político, se mostrou como um dos grandes “líderes intelectuais” de muitas das reivindicações colocadas em pauta nas manifestações.
            Isto demonstra a evolução política e de consciência cívica e geral do povo, Explico.
            O caráter de interesse amplo das reinvidicações legitimamente colocadas nas manifestações, ou seja, a bem de todos os brasileiros, especialmente aqueles que mais  padecem por conta das diferenças sociais e o fato de até mesmo pessoas um pouco mais  privilegiadas financeiramente (nem todas é claro) abraçarem tais “bandeiras” como próprias, mostram nitidamente que o povo do Brasil percebe a necessidade de se constuir uma Democracia melhor e uniforme, com justiça social para todos.
            O povo não aceitou a “conversa nebulosa” para não dizer “fiada” dos grupos minoritários que insistem ou pensavam ser os formadores de opinião da população, esta, a qual, certamente expressou de forma clara que não se permite mais influenciar por discursos sujos ou manipulações que intentam uma mesquinha e eterna malfadada campanha politíca ao interesse de minorias.
            E todos nós, velhos revolucionários e os reacionários de sempre, tiveram que ouvir aos novos revolucionários, que já conseguiram mudar o país, inclusive conforme se pronunciou a Presidenta da República, que se manifestou no sentido de entender e de ouvir a voz do Povo.
            Ao que parece, a Democracia e a vontade do povo está vencendo e vencerá, a despeito de pequenos grupos que tentam se aproveitar dos fatos ou tencionam instabilidade e violência.
            Que este divisor de águas, acelere nossas conquistas sociais com Ordem Democrática e Paz e faça com que todos, inclusa a mídia e pessoas que exercem mandato eletivo, sejam mais transparentes e falem francamente com a população e Viva o Brasil.

Autor: Abenur Amurami de Siqueira: Advogado

2 comentários:

  1. PARABÉNS ,TOMARA QUE OS NOSSOS GOVERNANTES LEIA ESTE ARTIGO

    ResponderExcluir
  2. A verdade seja dita o povo nao aguentou ouvir mais a historia que tudo estava bem correndo as mil maravilhas e fora as ruas. O ex-presidente Lula tambem falava que tudo corria bem. No entanto se os prjetos atuais forem todos aprovados vai ser muito bom a população.

    ResponderExcluir