quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quando você amadurece, não acredita no sempre, passa a acreditar no agora.


Quando você amadurece, consegue compreender que até as pessoas que não suporta podem te passar algo bom. Mesmo assim você fica com o pé atrás diante delas.
Quando você amadurece, não acredita no sempre, passa a acreditar no agora. Aí você joga no vento seus melhores
sorrisos, grita, sai correndo na chuva, abraça no meio da rua. Faz tudo que antes condenava, pois agora isso é o que lhe alimenta.
Quando você amadurece, percebe que certos tipos de comentários são desnecessários, e a partir disso começa a usar as peneiras de Sócrates* mesmo não tendo consciência disso. E suas conversas passam a ser seletivas, suaves e para muitos, desinteressantes.
Quando você amadurece começa a se enxergar cada vez menor, e sente uma necessidade imensa de crescer. Aí você se depara com dois caminhos: o da capacidade e o da incapacidade. Bem, quando você amadurece sabe bem qual escolher.
Quando você amadurece, entende que pra amadurecer não precisa atingir os 60 anos. É comum ver idosos com mentes de crianças, e jovens com pensamentos de senhores de idade. Não existe idade marcada pra viver o agora, só o agora existe.
Quando você amadurece, começa a se dar conta que não adianta ficar tentando resgatar o passado por mais que ele tenha sido bom. As experiências com os outros podem querer se repetidas por você, mas não por eles. Então plante seu jardim e decore as alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.**
Quando você amadurece, passa a entender que tudo que aconteceu na sua vida tem um propósito, e sempre quando algo ruim acontecer não encontrará a solução imediata, mas porque no fim do túnel verá uma saída.
Quando você amadurece, consegue respeitar as preferências dos outros mesmo que elas não tenham nada a ver com as suas. E você passa a enxergar filmes como filmes, roupas como roupas e músicas como músicas, apenas músicas.
Quando você amadurece percebe o quão importante é a leitura e o autoconhecimento.
Aí descobre que mais vale ser sábio do que ser forte, pois é o conhecimento que leva à força.***
Quando você amadurece? Você não sabe, talvez amanhã, talvez daqui há alguns anos, talvez nunca.
*As peneiras de Sócrates referem-se a peneiras da Verdade, da Bondade e da Utilidade. Segundo Sócrates, se o que você for comentar não passar pelas três peneiras, não é necessário ser contado.

Shakespeare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário