quinta-feira, 1 de março de 2012

Como posso ser herói? Se não precisam mais de heróis pra salvar toda a água do mundo, os animais, as florestas, o meio ambiente e até...você!!


Como posso ser herói a uma altura dessas? Salvar toda a água do mundo, os animais, as florestas, o meio ambiente e até...você! Eu bem que tento...e tentaria mais, não fossem as outras coisas que tenho que fazer, aquelas que nem são tão importantes mas que me rondam e me empurram pra longe do que deveria realmente me mover! Então o despertador me acorda com ''seu jeitinho'' angustiado: ''pipipim, pipipim''! Parece que entrou uma ambulância dentro do meu quarto! Meu coração salta e eu salto junto deixando pra trás: cama, travesseiro e qualquer lembrança remota de algo bom que talvez eu tenha sonhado! A televisão vai me dando flashes do que aconteceu nas ultimas horas: notícias fresquinhas e pão velho e mofado, este é geralmente meu ''breakfast'' cotidiano!! Cinco minutos é meu ''deadline'' debaixo do chuveiro, não só porque estou atrasado mas também porque a água do mundo vai acabar e eu, como herói, devo impedir esta grande catástrofe! Então me visto, dou o nó na gravata e bato a porta. O elevador me prega uma falseta e pára entre um andar e outro. Começo a suar, olho o relógio, faço uma prece de joelhos com meu cartão de ponto entre os dedos. Sempre funciona! “Acho que Deus entende quando realmente estamos lutando por uma boa causa”! Lá vem o ônibus, bem na hora, bem a tempo. Dou sinal. Não pára! Insulto em pensamento todos os ancestrais daquele motorista ''filho-de-uma-égua-parideira''! Meu dia começa mesmo quando chego à empresa. São nove horas ininterruptas de drama e aflição! É, talvez eu seja um exagerado – ''cazuza-me-entendia.com.br'' - mas...por aqui, quase toda semana, alguém surta e quase morre de stress! Quando isso acontece, as emissoras de TV aparecem.... e tudo vira um grande espetáculo!! Na hora do almoço eu juro que tento ser herói mas eles só servem pedaços de animais mortos: assados, cozidos, fritos, ao vapor, tem pra todos os gostos! Na salada vem presunto, a lasanha tem recheio de carne moída, o prato do dia: omeletes com bacon! ''Me vê um prato de legumes com...legumes, por favor!''. Tenho então duas alternativas: devorar as partes dos corpos dos animais mortos ao molho madeira ou voltar para trabalhar mais seis horas ainda com fome...porque, definitivamente, ''legume com legume'' não ampara a minha fome. Então eu deixo de ser herói só dessa vez! E corro de um lado pro outro levando documentos em departamentos, setores, salas de superintendentes descompassados!! Eles gritam comigo e eu grito...comigo também, mentalmente!! O nó da gravata me arremata as cordas vocais, machuca, sufoca!! Então me mandam limpar a sujeira! Jogo tudo pela janela...com raiva, com desprezo! Sem pensar na rua, na cabeça das pessoas que estão passando lá embaixo! ''Agora não dá pra pensar no próximo''! Deixo de ser herói só mais esta vez! Preciso extravasar! No fim da tarde, surgem os relatórios para imprimir! São cinqüenta! E cada um com oitenta páginas! Meu pensamento vai longe enquanto a impressora muge! Imagino árvores e mais árvores caindo no chão da floresta! Elas choram enquanto o lenhador cumpre com o seu ''papel''!! Papel!?!?!! ''Haja papel'', me diz a impressora!!! Acho estranho mas...as máquinas de hoje em dia falam mesmo com a gente! Então, acho normal!! Chego mais perto da minha imaginação: estão lá as arvores, a floresta indefesa e o lenhador, que se vira pra câmera e....''oh, céus!''...o lenhador sou eu!!! Eu ali, imprimindo relatórios...páginas e páginas....lágrimas e lágrimas de jovens árvores condenadas ao meu machado!! Então tenho duas opções: continuar ali, colaborando com todo aquele sistema, ou montar em meu cavalo e de espada em punho pedir demissão, em defesa da flora brasileira! Bem, então eu deixo de ser herói só mais esta vez!! Porque eu tenho contas a pagar e tenho mais: financiamentos, débitos e juros que correm mais do que eu!! O meu dia acaba sempre assim: eu, cidadão comum, sentado no banco de um ônibus, rodeado de centenas de carros, motos e outros veículos...todos parados em alguma grande avenida! Como posso ser herói preso no engarrafamento do mundo?? Se alguém souber, me conta!! Então eu chego em casa, esquento o resto do almoço do domingo passado e janto! Sentado diante do computador, passo a cumprir com outros deveres. Tenho amigos para adicionar, celebridades para seguir e carinho para enviar e receber....por e-mail!! Vejo o nome de minha mãe entre os remetentes de meu correio eletrônico! Sorrio, dou preferência, clico direto na mensagem! Ansioso, afinal, é minha mãe!! São cachorrinhos animados e frases de afeto! Que lindo! Que bom! Hoje vou dormir sereno: ''mamãe lembra de mim, mamãe me ama, mamãe está sempre comigo''!! Desisto da odisséia pelo mundo virtual quando o sono me abate e também já não consigo mais cumprir com as metas pré-estabelecidas: Atenção, você só pode ter até 1.000 amigos!! ''Como assim?? É confuso, deixo pra lá!! Estou com preguiça de reivindicar qualquer coisa neste momento''!! Então ouço uns ruídos estranhos vindo do banheiro!! Nem dá tempo de verificar porque a campainha toca insistentemente! É o síndico! ''Tim Maia????'', deliro em pensamento!! Diz ele que deve haver um vazamento pois a água já alcança o andar de baixo!! Abro a porta do banheiro e, ao descobrir que TODA A AGUA DO MUNDO está indo embora bem debaixo do meu nariz, caio no chão enfartado! Deixo de ser herói pela ultima vez, pois nem a água do mundo eu consegui salvar....quanto mais você!!! Deixo de ser um cidadão comum para ser estrela...de televisão!! Me torno atração principal do circo eletrônico na sociedade do espetáculo: ''Morre office-boy de ataque fulminante em vazamento de banheiro''! Como eles redigem mal as notícias hoje em dia, heim? Não sei como conseguem se formar com um português tão tupi-guarani!! Ahh, claro, não precisam mais de diploma para trabalhar com comunicação no Brasil!! Não precisam mais de heróis pra salvar toda a água do mundo, os animais, as florestas, o meio ambiente e até...você!! Então, pra quê ser herói a uma altura dessas?
(Maíra Viana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário