quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

E você,do que tem saudade?


O Dia da Saudade é comemorado anualmente no Brasil a 30 de janeiro. Neste dia são recordadas as pessoas que já partiram, os tempos que já passaram e memórias de infância
SAUDADE... é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular.
 "Saudade" é uma palavra extremamente complexa, cheia de significado e muito difícil de traduzir. O léxico "saudade" é exclusivo das línguas portuguesa e galega. Uma empresa britânica que teve a colaboração de mais de mil tradutores criou uma lista onde constam as palavras mais difíceis de traduzir em todo o mundo. A palavra "saudade" foi considerada a 7ª palavra mais difícil de traduzir no mundo todo., descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor.

SAUDADE...
Dia da saudade... Por alguns minutos refleti e pensei no que mais tenho saudade... Dos dias da infância em que subia em árvores, batia peneira no rio, jogava bolinha de gude, armava arapuca só para soltar os passarinhos depois, andava de bicicleta sem direção e sem hora para voltar? Da roupa suja de terra e do cabelo embaraçado pelo vento? Da chuva morna que escorria pelo meu rosto, e me fazia girar como se fosse um catavento imaginário? Dos anos dourados que as primeiras emoções do amor se afloraram em meu mundo, e os hormônios explodiam por todos os poros? Dos sonhos que cultivei e a maioria não se realizaram? Dos amores (que jurei, seriam eternos) e se acabaram? Do nascimento de minhas filhas e de meu filho, em que fiquei em espírito de paz suprema? Dos amigos que partilharam da minha vida, alguns intensos, outros tão passageiros como a brisa? De minha mãe que se foi, e me deixou com a sensação que devia ter dito mais vezes que a amava? Saudade é uma palavra que pode causar um "mundaréu" de emoções... Alguns que nos fazem sorrir e nos transportar para um pedacinho particular em que os perfumes, o calor, os arrepios, felicidade e aquele instante, se repetir docemente bem na nossa frente... Outros, que nos dão a sensação de vazio... da falta, da ingrata certeza que nunca mais terá volta. Sejam eles, bons ou ruins, uma certeza é evidente: Saudade só sente, quem viveu e sabe que já valeu a pena ter sentido!
Tamie Angela

Nenhum comentário:

Postar um comentário