quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O conselho antigo,tinha sim,grave procedência:quem vigia os lábios - hoje são os dedos no teclado - preserva o coração de irremediáveis arrependimentos.


Quem vigia os lábios preserva o coração da angústia.
Talvez,forçando a barra,como se diz na porta da rodoviária,talvez vigiando os dedos também venhamos a preservar o coração de muitos sofrimentos.
São incontáveis os namoros,amizades,e penso que até casamentos são desfeitos pela emoção.A pessoa vive uma frustração,perde os cadernos e ...manda um e-mail,passa um "torpedo".Fez isso,babaus,não tem borracha que apague,o estrago está feito,arrematado,impossível voltar atrás.
Os mais jovens já devem ter ouvido falar de cartas,escrever uma carta eram os e-mails de hoje,com uma soberana diferença:dava tempo de voltar atrás.
Aprendi na escola marista,isto no tempo em que os colégios ensinavam mais do que matemática e francês - ensinavam prudências,valores,vida - que só devíamos escrever uma carta à noite.
Belo conselho.Por quê?Ora,está caindo de madura a explicação.Quando escrevíamos uma carta desaforada,uma carta de fim de namoro,uma carta de adeus,de nunca mais seu isso,sua aquilo...tínhamos ainda pela frente a noite toda.
No outro dia,ao pegar a carta para levá-la ao correio,a emoção tinha ido embora,ficara em seu lugar a reflexão,a ponderação.E,quase sempre,o arrependimento.E a carta não era enviada,era rasgada.As cartas envolviam o cansativo rito de pegar uma folha de papel,buscar uma caneta que não se achava à mão,escrever,fechar o envelope da carta com cola,comprar o selo e ir ao correio postá-la.Mãe de DEUS,que trabalho!
Hoje,não.Hoje os sujeito,ele ou ela,toma-se de furor por qualquer bobagem,vai ao computador e solta todas as cobras e lagartos de sua vidinha de frustrado.Aperta o Send e seja o que DEUS quiser.
A ruidosa maioria se arrepende do que escreveu e mandou.É tarde.
Bem,já que são hoje raros os que escrevem cartas,que fique o conselho aos que botam a língua pelo computador:escreva à noite para mandar só no outro dia...faça isso e vá dormir.Aposto como você,amanhã,não enviará a "carta".
O conselho antigo,tinha sim,grave procedência:quem vigia os lábios - hoje são os dedos no teclado - preserva o coração de irremediáveis arrependimentos.
Luiz Carlos Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário