quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Perdoar não é esquecer, mas lembrar sem sentir dor



Perdoar não é esquecer, mas lembrar sem sentir dor
Ame seu familiar e seu próximo, apesar de todas as brigas que houve entre vocês. Ame apesar das decepções e revoltas causadas por um irmão que foi injusto com você, que o desprezou, o lesou, o ofendeu, causando-lhe prejuízo econômico e prejuízo à sua honra, que falou mal de você, embora fosse seu irmão. Ame, apesar das decepções por causa de herança, terra, bens, entre outros.

Às vezes, irmãos e cunhados brigam entre si até por causa do cachorro. O problema com o animal passa, mas fica a decepção, a inimizade, enquanto o cachorro está belo e folgado.

Impressionante: no perdão está a raiz de tudo! Derrama, Senhor, sobre cada um de meus irmãos a decisão de perdoar e amar. Não temos o direito de ficar magoados com as pessoas que nos ofenderam e nos feriram. Não podemos ficar ressentidos e desejar o mal a essas pessoas, porque fizeram algo errado. Se agirmos assim, estaremos nos matando. Pois quando não perdoamos, nós estamos literalmente nos asfixiando. Não se trata de ter o direito de não perdoar, porque foi o outro que errou. O direito que nós temos é o de viver, não o de morrer. E o ressentimento mata! Mata a alma e o corpo.

Precisamos estar com o coração totalmente aberto para que a graça divina flua abundantemente. É preciso ter a coragem de vencer os ressentimentos, as mágoas, a traição e a raiva. É necessário romper com todos esses sentimentos negativos. Eles geram doença; geram a morte!


Padre Jonas Abib

Nenhum comentário:

Postar um comentário