quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dia do namorados chegando e eu ainda não decidi que presente dar ao meu computador, e agora? (AD)



No dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados. Essa data foi escolhida pois antecede o dia de Santo Antônio, conhecido santo casamenteiro. É um dia celebrado pelos casais de namorados e por aqueles que se amam. Na verdade todos os povos, antigos e atuais, têm uma tradição para se comemorar o amor. Muda-se o nome do santo (nos EUA, por exemplo, é São Valentim) ou até mesmo a data, mas o principal que é a celebração do amor está presente.

Obviamente todos os dias são apropriados para a manifestação do amor, porém muitas vezes devido ao corre-corre não prestamos atenção em quem amamos ou o que isso tudo representa para nós. Podemos então fazer uma reparação no dia dos namorados.

Creio ser uma data especial para podermos ser gratos pelo amor recebido e dado. Onde há amor há uma troca de afetos e aprendizagens que nos tornam maiores, mais ricos e mais sábios. A alegria por se saber amado e por amar deve realmente ser cantada como um dos maiores tesouros de nossas vidas.

O namoro é o começo de uma relação entre duas pessoas que ainda estão se conhecendo e que por isso mesmo estão cheios de fantasias e encantos. Não é à toa que esse é um período extremamente romântico e sempre presente nas recordações de muitos casais.

Conforme o tempo passa e a realidade se impõe, há a chance de se reformular as fantasias iniciais e viver um relacionamento verdadeiro e mais longo, em que um passa a conhecer e querer a presença do outro. Escolhe-se estar com o outro.

Uma das declarações de amor mais bonitas que já ouvi foi a de um ex-padre jesuíta que largou o sacerdócio para viver ao lado de sua amada e disse a ela: ''Posso muito bem viver sem você. Não preciso de você para estar vivo, mas escolho viver com você, com tudo o que isso pode trazer de dificuldades, porém olho acima de tudo para a maior recompensa da minha vida que é eu me permitir lhe amar e ser por você amado.''

Que esse dia seja para todos os casais, de qualquer idade, reviver esse encantamento inicial que é estar enamorado, poder se conceder fantasias que lhe enriqueçam, renovar os votos de suas uniões e com isso se rejuvenescerem e guardarem dentro de si promessas de um mundo mais doce.

Sylvio do Amaral Schreiner - psicólogo clínico

2 comentários:

  1. Olá Sueli!!
    Sou Sylvio Schreiner e vi que você usou um texto meu aqui no seu blog. Fico feliz que tenha gostado dele. Achei seu blog muito interessante. Parabéns por ele. Aproveito também o momento para convidá-la a conhecer meu blog com outros trabalhos e pensamentos. Um grande abraço.
    Sylvio (sylviopsi.blogspot.com)

    ResponderExcluir