segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Recomece sempre que for preciso



Começar algo pode ser muito difícil, mas recomeçar é mais ainda. Porque no recomeçar, você tem de admitir que mudanças têm de acontecer e portanto envolve você entender que precisa mudar.

O recomeço pressupõe que você re-avalie todas as circunstâncias e contextos, e se re-planeje, re-direcione as decisões, reveja o quanto você está alinhado ao que você almeja, gere a reprogramação do seu caminho, e principalmente se reposicione.

Se reposicionar é fundamental para recomeçar.

O que se é reposicionar?

É pensar sobre você mesmo entendendo que é preciso fazer diferente, e fazer.

Como se fosse refazer uma “colcha de retalhos”, sendo que o resultado é uma “colcha”, mas uma “colcha” diferente, ainda que com a sua marca.

No mundo dos negócios sempre é necessário recomeçar. O mercado muda, as pessoas mudam de posição ou de empresas e você também muda.

Como o ambiente em que você está inserido muda, você precisa entendê-lo e se adaptar ao novo contexto.

Não significa você deixar de ser você ou mudar os seus princípios, mas significa que você deve estar aberto a ouvir mais e a fazer mais, mesmo estando no mesmo ambiente, com as mesmas pessoas e com as mesmas rotinas.

A combinação de tudo isso, mesmo que pareça a mesma coisa, não é.

Há fatores que você não controla, como o que os outros pensam e como a partir disso executam o que pensam, e, portanto se você não for flexível, acabará ficando pelo caminho e até não entendendo o que está acontecendo ao seu redor.

Recomeçar é isso, entender que mudanças são preciso para que você se torne melhor e mais forte por você mesmo e para você mesmo.

Quanto aos outros, estes saberão reconhecer, porque a mudança é interna, de “penso”.

Recomece sempre que for preciso. Não tema o recomeço. Faça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário