sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

1 de janeiro - Dia Mundial da Paz


1 de janeiro - Ano Novo
O dia 1 de janeiro, primeiro dia do ano no calendário gregoriano (que é o calendário que seguimos no Brasil e em boa parte do mundo), é o Dia da Paz e da Confraternização Universal
O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de "Dia da Paz" foi criado pelo Papa Paulo VI em 1967, com uma recomendação para que fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1 de janeiro), a partir de 1968.
Só em em 30 de novembro de 1981 é que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou 1o. de janeiro o Dia Internacional da Paz. O objetivo foi criar uma data de cessar-fogo nas guerras e de não-violência em todo o mundo. E também uma data simbólica, para que as pessoas não apenas pensem na paz, mas que façam algo para promover a paz (você acha que está funcionando?).
Esse mesmo dia foi escolhido também pela ONU como o Dia da Confraternização Universal.

Em todo o mundo, as pessoas comemoram primeiro dia do Ano Novo como uma data que traz muitas esperanças de dias melhores. As comemorações começam no dia anterior, 31 de dezembro, e o ponto alto é a meia-noite, quando o novo
ano começa. E cada povo comemora do seu jeito.

A data primeiro de janeiro também é conhecida como "Réveillon" (palavra francesa que poderia ser traduzida como "o alvorecer", "o acordar") e "Ano Novo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário