quinta-feira, 22 de abril de 2010

É verdade que os olhos falam??


Mesmo em um simples contato, ou numa conversa breve, os olhos transmitem muitas informações sobre cada um de nós.
Pessoas que expressam um olhar profundo, penetrante, geralmente possuem um temperamento forte, são observadoras e, às vezes, polêmicas.
Aqueles que costumam olhar fixamente, sem movimentar muito os olhos durante a conversa, são críticos, fechados e, muitas vezes, insatisfeitos.
Já um olhar distante indica uma pessoa pensativa que não toma atitudes impulsivamente.
Olhos grandes revelam pessoas expressivas e afetuosas, vaidosas e românticas.
Quando encontramos alguém com olhos pequenos, provavelmente estamos diante de pessoas retraídas e reservadas, mas que possuem muita força interior.
Algumas pessoas têm os olhos brilhantes, são as que vivem em função das emoções e dos sentimentos, verdadeiros amantes da vida.
Olhos vagos pertencem a um tipo melancólico, sensível e, às vezes, inseguro.
O olhar de “caçador”, um olhar atento, revela uma pessoa impaciente e ambiciosa.
Algumas pessoas possuem os olhos muito próximos, são aquelas que apresentam dificuldades em agir de improviso, provavelmente porque não percebem muito do ambiente que as cerca.

O fato é que os olhos têm um forte poder de expressar todo tipo de sentimentos, como confiança, raiva, desprezo, medo, nervosismo e, até, melancolia. Se pudermos prestar um pouco mais de atenção na linguagem dos olhos estaremos descobrindo muito mais a respeito das pessoas que nos cercam. Mesmo aqueles indivíduos que desenvolvem um comportamento que permite que boa parte das suas emoções seja mantida sob controle e, portanto, não expressam facilmente aquilo que sentem, não conseguem evitar que os olhos denunciem o que está ocorrendo dentro deles.

De qualquer forma os olhos não mentem. Mesmo que o rosto seja treinado para disfarçar ou até mesmo esconder emoções, os olhos não só denunciam nossos sentimentos, mas também revelam muito das características de cada um.

“O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é são, todo o corpo será bem iluminado; se, porém, estiver em mau estado, o teu corpo estará em trevas.” (Lucas 11:34)


Arnaldo Correa Junior (Psicólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário