quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Onde mora a felicidade?



A ciência, que passou tanto tempo debruçada sobre a tristeza, até para desenvolver um arsenal de antidepressivos, só agora passa a entender de alegria. E descobriu esse cobiçadíssimo endereço no cérebro.
A felicidade reside lá em cima, na massa cinzenta, numa região conhecida como lobo temporal esquerdo, a mesma área responsável pelo aprendizado, sobretudo o da linguagem, e também pela decodificação dos sons. A descoberta do local onde se manifesta essa espécie de barato natural resulta de pesquisas recentes sobre o estado de espírito que só nos últimos anos vem sendo estudado a fundo pelos cientistas. Não deixa de ser irônico: os estudiosos conhecem mais os motivos que levam o ser humano a ficar triste do que as razões capazes de o levar à plenitude.
Os especialistas também revelam que há uma certa predisposição genética para ser feliz. No entanto, isso não queApesar de a exploração da biologia da felicidade ser algo recente, os pesquisadores já se valem de alguns métodos para tentar medi-la. "Nenhum deles é perfeito, mas pode-se empregar parâmetros biológicos, como os níveis do hormônio cortisol, além de vasculhar a memória r dizer que o desfrute desses momentos de ventura esteja ao alcance apenas de um grupo de eleitos. "É preciso aprender a lidar com as situações negativas sem se estressar, evitando respostas exageradas", diz Suzana. Isso valeria até mesmo para quem tem a sorte de carregar os genes da alegria. Implica também em tentar descobrir e se dedicar a atividades que dão prazer, não importa se for um esporte ou a simples leitura desta revista. Esses pequenos intervalos na rotina maçante liberam DOPAMINA e ENDORFINA, substâncias químicas que têm tudo a ver com o sistema de recompensa, "Felicidade gera felicidade. É simples assim", acredita Suzana. "Dinheiro, sucesso e beleza têm alguma influência, mas geralmente não muito grande", diz Diener. "O temperamento e boas relações sociais são mais importantes, assim como perseguir objetivos e valores únicos", continua o psicólogo. "E, claro, a atitude positiva em relação à vida é fundamental."

(Não pude dar o devido crédito ao texto acima, pois o encontrei na internet sem autor) -----------

"Quando uma porta de felicidade se fecha, outra se abre, mas geralmente nós olhamos por tanto tempo para a porta fechada que não vemos aquela que foi aberta para nós."
Helen Keller (18801868)

Nenhum comentário:

Postar um comentário