sábado, 29 de janeiro de 2011

In-vi-sí-vel. É aquilo que seus olhos não conseguem alcançar, o que você não consegue entender direito porque não vê.



'Invisível. Olha que coisa bem linda. In-vi-sí-vel. É aquilo que seus olhos não conseguem alcançar, o que você não consegue entender direito porque não vê. Invisível. Acho uma sonora - e reveladora - palavra.

Parei para pensar naquilo que não posso ver. São tantas coisas. Bonitas, feias, esquisitas, interessantes. Sentimento é invisível. Você apenas sente, mas não toca, não pega, não sente o calor, o cheiro, não tem noção de cor, forma, tamanho, jeito. Apenas sente, apenas deixa sentir - se coragem e disposição tiver.

O que a gente não pode ver excita e assusta. E ambas as reações acontecem exatamente pelo mesmo motivo: o medo do desconhecido. O estranho, não sabido. Invisível. O coração, que bate tanto, ninguém vê. O suspiro, o sonho, a felicidade, o gozo, a tristeza. Tudo é invisível, tudo acontece dentro de você. Tudo você pode esconder quando achar melhor ou bem entender.

Os olhos são visíveis - e muito dizem sobre quem somos. Pena que também possuem artimanhas e labirintos. Quantas vezes não fomos pegos por enrascadas de um olhar? Em quantos olhos aparentemente sinceros você já não acreditou? Por quantos olhares já não se deixou levar? A gente se engana, sim, com o olho no olho. Porque tem olho no olho que é planejado, jogada ensaiada de quem sabe jogar. E eu confesso: não sou do jogo. Sou péssima jogadora, por isso volta e meia perco.

A alma é invisível. O caráter é invisível. Ninguém enxerga, mas uma hora ou outra eles se manifestam, dão as caras, são notícia. Ninguém sustenta uma mentira muito tempo. Ninguém consegue manter duas caras a vida inteira. Uma hora a corda balança, você precisa se equilibrar e mostrar quem é. E não é nada fácil ser quem a gente é, abraçar defeitos, loucuras, fantasias alucinadas. Não é fácil se olhar no espelho e dar de cara com o que está visível.

Máquinas fotográficas registram momentos, manifestações de sentimentos, cenas, datas importantes. Fotos são pedaços de lembranças (porque uma parte fica na foto, a outra dentro da sua cabeça e coração). Tiramos fotos de tantas coisas. Já pensou se a gente conseguisse fotografar a alma das pessoas? Ver o que tem dentro, apreciar ou se horrorizar com o que cada um leva consigo. Ia ser bonito. Uma experiência única. E visível.'

(Clarissa Corrêa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário